DIA DAS CRIANÇAS



A INFÂNCIA

Na idade média, as crianças eram tidas como adultos em miniatura. Sendo assim, trabalhavam nos mesmos lugares e usavam as mesmas roupas que os adultos.

Nesse período, ser criança era ser inexperiente e incapaz, pois elas ainda não tinham a mesma capacidade que os mais velhos. A elas cabia aprender os afazeres do dia a dia, a trabalhar e auxiliar os mais idosos nos serviços.

Pouco depois que se passava o período da amamentação, as crianças já passavam a fazer companhia aos adultos para que aprendessem a servir e a trabalhar. Dessa forma, eram criadas por outras famílias e pouco tempo passavam com sua própria família.

Com a escolarização, no decorrer do século XVII, dá-se os primeiros passos para a separação do conceito de adulto e criança. O maior contribuinte para essa mudança foi a igreja que, associando a imagem das crianças com a de anjos. A partir daí, as crianças começaram a ser vistas como seres frágeis e que precisavam de atenção. Passaram a ter seu quarto próprio, alimentação específica e adequada e maior espaço no meio social.

As famílias começaram a dar ênfase aos sentimentos que tinham em relação à criança, considerando-a importante, querida e a época da infância começa a ser vista como uma época merecedora de educação e criação.

Com o passar dos anos, as crianças foram tendo cada vez mais direitos e hoje temos o ECA (Estatuto da Criança e Adolescente) que determina as leis envolvendo as crianças e adolescentes.

Conforme lido em: BRASIL ESCOLA

 

E DO QUE CRIANÇA PRECISA?

Crianças precisam ser vistas como crianças, porém não como seres incapazes. Sua autonomia precisa ser estimulada em todos os ambientes em que ela vive e por todos com quem ela convive.

A infância é uma fase muito importante e muito do que acontece nela, irá influenciar na vida adulta.

Criança precisa brincar, desenvolver a imaginação, conviver em família, ser feliz.

 

SOBRE O RELOGIO COM MENSAGEM PARA O DIA DA CRIANÇA

A sugestão do reloginho veio da necessidade de mostrar às nossas crianças a riqueza que elas têm e podem aproveitar sendo crianças. São tantas coisas possíveis que podem ser feitas sem a preocupação da vida adulta.

Ele pode ser impresso em folha branca ou folha colorida. Sugiro que se use folha com gramatura entre 120 gr e 180gr para que fique firme no pulso da criança. Para prender pode-se usar um pedacinho de fita dupla face.

 

SUGESTÕES DE DISCUSSÃO

 

Nas aulas síncronas:

Nas aulas ao vivo, os professores podem perguntas quais vantagens se tem sendo criança, o que as crianças podem fazer que adultos não podem. Assim, estaremos mostrando que as duas fases da vida são importantes, mas que possuem suas particularidades. Após a discussão, vem a proposta do reloginho que pode ser colorido pela criança.

 

Nas atividades impressas:

Para quem for enviar o reloginho junto dos materiais impressos, pode solicitar que os alunos façam uma lista de coisas que somente as crianças podem fazer. Os alunos podem compartilhar essas listas no grupo da turma, caso houver.

O interessante é fazê-los refletir que a fase da infância é muito importante e especial e deve ser vivida plenamente.

O arquivo está em formato pdf e pronto para imprimir.

Lembrando que é PROIBIDO compartilhar as imagens disponíveis desvinculadas deste blog, assim como postar em outras páginas, grupos de Facebook ou Whatspp. Todas as imagens disponibilizadas aqui são protegidas pela lei dos direitos autorais, de nº 9.610/98 - proibindo cópias ilegais para outros sites, blogs ou redes sociais.

Gostou de algum material que viu por aqui?
Ajude para que mais professores tenham acesso ao meu conteúdo.
Compartilhe o link da postagem.

Deixe também um comentário para eu saber o que você achou dessas atividades. Além de me deixar muito feliz, seu feedback me ostra que esse tipo de conteúdo pode ser produzido mais vezes.

 PARA BAIXAR, CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO:



 






3 comentários:

  1. o que dizer de suas atividades , mas que perfeita, tudo aquilo que precisamos. Em cada atividade deveria ser colocado, compartilhar e repassar para seus alunos com muito carinho pois contém : sonhos , criações , inspirações em seres tão especiais , inocentes e sonhadores. Parabéns por ser tão inspirada e conter muitos sonhos, para nossos futuros educadores. Sandra @ educartegoiania.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.